segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Para Investigar!- As Formas Geométricas


As formas geométricas fazem parte do nosso quotidiano. Se observarmos com atenção o meio envolvente, deparamo-nos com variadas formas, tanto naturais como artificiais, que se podem identificar como formas geométricas básicas como triângulo, quadrado, círculo, ou outras mais complexas.
Inspirado na Natureza, o Homem criou várias formas artificiais como por exemplo: a casca do caracol, em espiral, serviu de forma inspiradora das escadas em caracol e os favos de mel, de forma hexagonal, podem ser comparados com a forma utilizada para a construção das bolas de futebol.
A geometria foi criada como resposta à necessidade que o homem sentiu de produzir registos desenhados rigorosos.
As práticas em geometria têm de ser claras e rigorosas, por isso é necessário utilizar instrumentos e materiais próprios para medir e traçar.
Mas a geometria também foi utilizada por vários artistas no período da pintura chamado abstracionismo, sabes o que é? Investiga e explica o que é o abstraccionismo.

Fig 1
O quadro de Almada Negreiros artista português do séc.XX, representado na fig.1 é do período abstraccionismo, será que consegues identificar formas geométricas? Quais?

A pintura foi uma das artes exercidas por Almada Negreiros. Quem foi ele? Parte para a descoberta, investiga e escreve de uma forma sucinta a vida e obra deste pintor português. Poderás escolher uma obra deste artista e publicá-la, juntamente com um breve comentário acerca da obra escolhida.







Sem comentários:

Enviar um comentário